O Acervo dos Sanitaristas é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/UnB) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O projeto tem como objetivo dar seguimento ao processo de recuperação do acervo de grandes nomes do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, visando à preservação e a disseminação da história da Saúde Pública, seus sanitaristas e militantes engajados desde o início dessa construção.

A criação deste acervo é de grande relevância para a área da saúde por armazenar, preservar, divulgar e dar acesso, em formato digital, a documentos históricos da Reforma Sanitária de interesse dos gestores da saúde, estudantes, professores, pesquisadores e do público em geral, promovendo a preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

O acervo digital (em construção) será composto por diferentes tipos de documentos entre livros, revista, notícias de jornal, documentos autorais contendo as inquietações destes grandes pensadores, legislação entre outros documentos.

A equipe multidisciplinar é formada por profissionais da área das Ciências da Informação arquivistas, bibliotecárias, profissional da Tecnologia da Informação, web designer e sanitaristas, que são responsáveis pela organização, recuperação e disponibilização de todos os recursos oferecidos pelo Acervo dos Sanitaristas.